Reuniões ON


"A tecnologia será progressivamente necessária ao cotidiano e os relacionamentos humanos também serão.
O moderno é ser acolhedor e não permissivo demais, pois passamos do tempo em que os relacionamentos vivem só de política.
Simples é saber utilizar o recurso e difícil é encantar aos professores com ele. 
A didática nos permite desenvolver caminhos para o aprender a aprender, seja qual for a idade de nossos alunos.
Tenho percebido que o simples "café com leite" alimenta bem após ao entardecer e que já entardeceu para modernizarmos nossa prática.
Gosto de tomar o café com calma e com prazer, mas nunca de madrugada!"

Professor Leandro Wendel Martins




- Reunião com professore em Lagoa da Prata - MG



Estive com os professores do Colégio Águia de Prata em Lagoa da Prata - MG no dia 26/05.
Tratamos das tecnologias para uso pedagógico, do rol de possibilidades em relação aos recursos e suas funções didáticas.


Equipe Pedagógica do Colégio Águia de Prata

A pesquisa foi privilegiada como competência primordial em nosso século, pois o uso da nuvem para acessar conteúdos exigirá maior atenção em relação aos pontos relevantes de cada resultado de busca.
Será sempre necessário que o pesquisador avalie a qualidade do produto encontrado e certifique que a informação seja epistemológica.


Terminamos nosso encontro com um toró de ideias em relação aos temas pertinentes para formação continuada em relação aos recursos tecnológicos em sala de aula:

- Power Point e seus recursos;
- Edição de vídeos;
- Criação de blogs;
- Jogos tecnológicos;
- Softwares por área de conhecimento.

Sempre será importante decidir em equipe e verificar os anseios dos professores em relação ao que aprender em tecnologia, pois eles sabem qual o comportamento de seus alunos e o que contextualizar em situação do dia a dia.

Vocês poderão acessar ao conteúdo de "ON - Novas Tecnologias"





- Oficina de Nanotecnologia com os alunos do Colégio Ateneu do Rio de Janeiro - RJ


O projeto desencadeou a construção das pesquisas para a feira de ciências do colégio e os alunos receberam sugestões dos temas por grupos:

- Poluição e Tecnologia: O impacto do processo nano em larga escala;
- Ética: Quais as premissas básicas para o bom uso da nanotecnologia;
- Profissões: Oportunidades, talentos e requisitos;
- Medicina: Benefícios e riscos;
- Indústria: O Brasil no processo de aquisição da nanotecnologia;
- Presente e futuro: O que já temos e as previsões do que teremos;
- Novas ideias: Projetos inovadores.

Depois da palestra de introdução os grupos pesquisaram e desenvolveram seus projetos com orientações dos professores do colégio.
A publicação aconteceu nos stands que os alunos construíram. Os brindes que recebi como agradecimento foram muito bem elaborados, como um belo chaveiro com teclas reaproveitadas de um teclado descartado.





- Treinamento para o uso de laptop com os Professores da Casa do Estudante de Aracruz - ES


Os Professores da Casa do Estudante receberam laptops para utilização em sala de aula e nossa reunião tratou de sugerir layouts, dinâmicas. pesquisa e softwares.
Um processo em que o professor vivencia a utilização do recurso e reflete sobre suas funções didáticas, são momentos para utilização de maneira produtiva.
Cada um aproveitando o melhor de seu desenvolvimento em tecnologia e aprendendo a aprender com novas possibilidades. Isso sem equiparações de conhecimentos e respeitando o tempo de cada um.

- Pesquisando no Google com os Professores do Colégio Rosa de Saron - RJ
- Pesquisando no Google com os Professores de Águas de Lindoia - SP

Define: -"" site: * .. etc.


O Google oferece opções interessantes de busca com comandos fácies que evitam resultados cheios de informações que não nos interessam no momento.
Os Professores não só ficaram entusiasmados como viram a possibilidade de ensinar aos seus alunos comandos para filtrar e avaliar o que se lê na Nuvem.
Clique na imagem e aprenda os comandos que porventura não conheça!
A apresentação aparece após o material publicado sobre a "KHANACADEMY"


- Jogos Tecnológicos com os Professores de Lindoia -SP
- Jogos Tecnológicos com os Professores de Patrocínio Paulista - SP
- Jogos Tecnológicos com os Professores de Santa Gertrudes - SP



Contextualizar com objetivo e significado!
As equipes conheceram novos exemplos (Workshop) de jogos gratuitos na rede. Eles podem ser baixados por máquina (Computador) e utilizados em momentos planejados pelo professor.
Os layouts de sala e as formas coletivas e individuais de possibilidades foram pauta de nossas reflexões de como modernizar sem perder o foco no objetivo de cada curso.
Vocês poderão acessar ao conteúdo dos slides no link para a página "Tecnojogos" deste blog.



- Nanotecnologia e as profissões do futuro com os alunos do Colégio Cileno - RJ


Os alunos refletiram sobre a utilização dos recursos tecnológicos para o seu futuro profissional e conheceram as profissões do mercado hoje e algumas previsões para os próximos anos.
Trabalhamos o talento e o prazer em exercer uma carreira bem escolhida.
Um projeto piloto para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.

- Tecnologia em Contexto em Pitangueiras - PR

Estive reunido com os Professores da Rede Municipal de Ensino de Pitangueiras no Paraná.

A equipe pedagógica como sempre muito comprometida executou de forma exemplar o projeto de construção de textos.
Iniciamos com o estudo dos requisitos para a leitura por fruição e o desenvolvimento da competência leitora.
Vocês poderão acessar aos slides das apresentações no tópico "Tipos Textuais" das blogoficinas.


Os gêneros de cada tipo textual foram discutidos e trabalhos por meio de dinâmicas para vivenciarmos sua utilização no dia a dia. Discutimos a importância dos modelos nos processos de comunicação direta e mediada.
Nosso foco em argumentação foi indicado pelo percentual de aproveitamento dos alunos, com base nos resultados do software Avalia do Grupo Santillana.
Partimos do material do Sistema Uno de Ensino para escolher os textos argumentativos presentes nas diversas áreas do conhecimento, e decidimos retirar nossas ideias do material de Ciências.
A proposta foi de ampliar e criar novas possibilidades de confecção de textos em projetos com os alunos. 


A pesquisa era obrigatória para aquisição de informações sobre o assunto, e a checagem das fontes com teor epistemológico dos produtos encontrados. Pesquisamos na biblioteca da escola e na rede (internet).
Foram horas de trabalho para composição dos textos e das apresentações, pois o projeto não era apenas para composição de textos escritos:

a) Composição dos textos em equipe (Escrito e apresentação oral);
b) Preparação de cartazes, folhetos e informativos;
c) Apresentação dos trabalhos em público;
d) Colagem do material no pátio, para leitura nos intervalos,
e) Publicação da matéria no blog.

Publicar é sem dúvida um estímulo aos alunos e foi também aos professores, pois quando mostraremos nossa produção ao público todos os cuidados aumentam.
O exemplo dos computadores que foram parar até dentro da sala de aula, com cabo de internet puxado da secretária. As soluções aparecem devido ao grau de entusiasmo e não por obrigação em fazer.
Isso é uma questão de cultura e hábito que as professoras já desenvolveram em outras ocasiões, realmente um exemplo!

Os momentos de apresentação revelaram temas e ideias muito produtivas, todas muito necessárias na aquisição de valores também:

1. A importância do uso de filtro solar: por que e como se proteger;
2. Preservação dos animais silvestres;
3. O lixo e as ações que são necessárias em nosso dia a dia;
4. Poluição sonora e visual: qual o nosso papel para melhorar.


Os alunos tiveram uma surpresa no dia seguinte, pois os trabalhos de seus professores estavam expostos no pátio da escola.
Certamente que os professores viram a curiosidade dos alunos e receberam os comentários dos pequenos leitores!

Publiquei está matéria no rol de reuniões "ON - Novas Tecnologias" e vocês poderão conhecer outras reuniões que unem recursos e práticas para o aprender a aprender com significado.






- Treinamento para o uso de Lousa Digital com os Professores do Colégio Augusto Maia - SP


Faço questão de lembrar uma reunião pedagógica em que utilizamos a apresentação da lousa digital com conteúdos clássicos da pedagogia (Grandes Pensadores), porém tudo contextualizado em com muita variedade nas formas de estudar.


Agradeço aos mantenedores do Colégio Augusto Maia e aos professores pela oportunidade de troca que tivemos em uma manhã de sábado.


Visualizamos que a utilização da lousa vai além da transmissão estática dos conteúdos, pois nos permite soluções para interatividade.


Discussão de formas para utilização.


Apresentação do conteúdo editado pelo professor.


Estudamos os softwares necessários e como desenvolver nossas habilidades para utilizá-los.


Momentos para ver, ouvir e fazer!

 

Recursos saídos do youtube, de sites especializados, de museus foram contextualizados e aplicados dentro da temática proposta.



- Construção de Blogs com os Professores do Colégio Ateneu - RJ


Iniciamos nossa reunião discutindo as possibilidades da utilização dos blogs no ambiente escolar:

- Blogs dos professores com publicações referentes aos cursos que ministra;
- Blogs coletivos de alunos e professores com publicação dos trabalhos e pesquisas;
- Blogs da escola com publicações das ações do dia a dia.

Também, verificamos os mecanismos de segurança (Comentários e publicações aprovadas) e de autorização dos pais e responsáveis.

O segundo passo foi ir ao laboratório de informática e fazer um registro de blog por equipe (Cadastro, tema, nome, assunto, resumos etc.)

Finalizamos com o planejamento de projetos para apresentarem ao diretor, que aprovou a construção dos blogs dos professores e os links para o site da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário