Pesquisando


Se você leu a reportagem da Veja com o título: O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO, provavelmente se perguntou se isso não é um tanto quanto utópico.


Link para o conteúdo digital da Veja:  http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

No entanto para quem pesquisa e produz conteúdo digital essa perspectiva é aceita, pois o professor não se resume ao portal, mas o que ele pode significar enquanto recurso atrativo e principalmente eficiente.
Indico a leitura da matéria e a navegação pelo portal "KHANACADEMY".

Exemplo do controle de sua árvore de exercícios do portal

Fiquei muito feliz ao saber que já existe um educador com audiência espetacular no mundo digital, pois as blogoficinas não pretendem ter a mesma audiência do Khan, mas são um ambiente virtual para formação continuada de educadores. 

Utilizei alguns recursos e garanto que vão além da matemática. Tenho convicção que em se tratando de novas tecnologias é muito melhor explorar do que apenas ler matérias.

Após acessar o portal clique com o botão direito do mouse e opte por traduzir o conteúdo desta página, assim automaticamente a tradução para o português lhe dará autonomia de leitura caso não domine o idioma inglês.


Home

Veja a barra com opções no canto superior direito da página e explore as opções de ação.

Quando você rola a página encontra uma lista imensa de conteúdos disponíveis.

Clicando no ícone "Prática"  você será convidado a fazer o cadastro no portal. Quem tiver facebook ou uma conta GMAIL o cadastro será automático,  basta clicar no ícone do aplicativo que escolheu.

Fiz alguns testes para praticar os exercícios e realmente fiquei estimulado em conseguir algumas estrelas e pular etapas, veja na sequência.



Exemplo de exercício de adição

Exemplo de exercício de adição

Uma barra indica seu número de acertos e ao atingir a pontuação máxima você é convidado a escolher um outro tipo de teste na sua árvore (Que parece estar no espaço onde se conquista estrelas).


Exemplo de exercício de linha numérica


Barra de opções por área de conhecimento


São várias opções de temáticas de matemática que são exploradas de maneira progressiva.

Outras áreas de conhecimento possuem vasto conteúdo interativo no portal, como a História da Arte.


Menu dos conteúdos tratando da História da Arte

Existem opções em cada tema como ideias de encaminhamentos para aplicação com os alunos. Obviamente    isso abrirá um leque de opções quando falamos em adaptar e trazer para realidades diversas.

Esse papel cabe ao professor que além de adaptar os projetos, pode reescrever ou permitir que os alunos façam esse processo.
 


Exemplo de sugestão para debate após leituras de obras de arte. 



Exemplo de rol de vídeos tratando do assunto escolhido


Exemplo de sugestão para criação de conteúdos


Sabemos que a publicação é uma forte aliada quando falamos em estímulos para os alunos, pois quando sabem que outras pessoas verão suas produções o entusiasmo e a atenção dobram.

Sempre é muito bom compor algo para alguém contemplar, somos seres que vivem em sociedade e precisamos de feedback e valorização das coisas que criamos.

Aproveitem as chances de publicação das produções de seus alunos.

Abraços e ótima navegação!



Pesquisando no Google:

Você acha que sabe?


Caros Amigos,

O vídeo é apenas ilustrativo.
Pratique os comandos clicando em uma das imagens abaixo, assista aos slides e realize os comandos diretamente no Google.

Publiquei outros caminhos de pesquisa e dicas de softwares interessantes, basta descer a barra de rolagem e encontrar: Tradutores, outras plataformas de pesquisa e softwares para edição de textos.

Abraços e boa navegação.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário